Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2009

A Testemunha de Olhos Secos

Imagem
Foi aquele homem. Vejam, ainda traz pendurado na boca as palavras roidas. Com um travo a desgosto de guerra. É ele o constructor da miséria. Quem me faz gritar com maior ou menor lucidez de violência. Obrigou-me a montar um cavalo amarelo da fome. Foi ele o enviado especial do pesadelo a mim mesma. Eu estou aqui e sou a testemunha de olhos secos.

Kit de Sobrevivência

Imagem
[(Alcatrão: 10 mg) + (Nicotina: 0,9 mg) + (Monóxido de Carbono: 10 mg) . 6] + (Cloxazolam: 2 mg + Cloridrato de Nortriptilina: 50mg) = o.O' Puro alivio do stress. E por falar em alivio, aproveito e vou deixar alguns vicios. Há coisas que por mais que gostemos delas só nos fazem mal. Bem mais tóxicas que um Davidoff demorado.

Suspense

Imagem
E quando deixou de acreditar nele próprio envenenou a sua própria alma. Deixou-lhe um bilhete quando se sentiu a cheirar a morte e a amor: O que farias se cada vez que quisesses alguém nunca mais o tivesses por perto? Se cada momento da tua felicidade chocasse de frente com uma tristeza assassina? E se eu morresse amanhã, e nunca tivesses oportunidade de dizer o que realmente sentes? Se ainda estivermos juntos nesta vida eu vou olhar por ti. Estarei por perto. Contigo até o fim. E ela respondeu-lhe, com as mãos penduradas nos dois palmos de cintura: Como sabes venho de muitos lugares. Donde menos se espera. Para salvar uma vida. Estou em missão. Sei como estancar o sangue dessas feridas. Vou rasgar o silêncio do teu medo no meu abraço. Porque a vida é isto meu amor. Suspense. Inesperada. Com um fim, sem fim à vista. Como disse Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, canta, chora, dança, ri e vive intensamente, antes que a cortina se feche e

Amália

Imagem
"Tão longe o fado a levou que Deus a perdeu de vista". E Deus sempre lhe havia dito que cantar era o seu fado. E como Deus não mente, o fado foi fatal como o destino.

As Malhas Que A Memória Tece

Imagem
Ainda me lembro de quando olhava para trás, e todo o meu passado era a minha infância. Depois, a criança que fui, foi diminuindo, diminuindo, encolhendo, como se eu me afastasse no carro e ela ficasse no passeio a dizer-me adeus. A criança ficou para trás, e eu perdida numa máquina de tempo apressada. Uma viagem a avançar pela vida fora, com o cordão umbilical cortado para sempre. Porque criança só se é uma única vez. Não há regresso possível. Como Carlos Drummond disse: "Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."

Debaixo Dos Caracóis

Imagem
Debaixo dos meus caracóis guardo muitas histórias. Talvez um dia, também me vejas chegar do meu mundo distante a sorrir para o teu. E que em ti permaneça sempre a vontade de ficar mais um instante. Caetano Veloso viu e sentiu para lá dos caracóis: Um dia a areia branca Teus pés irão tocar E vai molhar seus cabelos. A água azul do mar Janelas e portas vão se abrir Pra ver você chegar E ao se sentir em casa Sorrindo vai chorar Debaixo dos caracóis dos seus cabelos Uma história pra contar De um mundo tão distante Debaixo dos caracóis dos seus cabelos Um soluço e a vontade De ficar mais um instante As luzes e o colorido Que você vê agora Nas ruas por onde anda Na casa onde mora Você olha tudo e nada lhe faz ficar contente Você só deseja agora Voltar pra sua gente Debaixo dos caracóis dos seus cabelos Uma história pra contar De um mundo tão distante Debaixo dos caracóis dos seus cabelos Um soluço e a vontade De ficar mais um instante Você anda pela tarde E o seu olhar tristonho Deixa sang

Encontrámo-nos ou Perdemo-nos?

Imagem
E nesse breve encontro abriram a janela. Espreitaram com o corpo todo, e o sol bateu-lhes de chapa na cara dos sentidos. - Estás bem? - Sim. As coisas estão melhores agora. E no pensamento, um tornado silencioso a aproximar-se. Ele a tocar-lhe a pele e a cheirar-lhe os poros com os olhos. -Estás arrepiada? -Tens frio? - Deve ser do ar condicionado. Afinal era apenas o coração a descongelar, frente ao fogo da paixão. O desejo cego passeava-lhe as mãos por todo o corpo. E ela a ver-lhe a cara a brilhar pergunta: - A tua sobrancelha treme. Estás nervoso? - Não às vezes acontece-me. Ele a conter as vontades sem idade com o corpo a denuncia-las. Ela a pensar: - Gostava de perceber. Mas quem me disse que tenho que perceber? Eu sinto a mão do amor pendurada na minha boca e basta. E ele a pensar: Mas porque é que eu vejo e estou a pensar? Nem devia pensar, apenas ver sem os olhos. Seria bem mais fácil prender o sorriso colado aos lábios. Ele diz-lhe: - Tens o cabelo diferente. Deve ser do vent

O Amor Que Nasce Sempre

Imagem
Saber que a vida não nos veste mal, é bem mais do que estar na moda. Porque as manhãs e as noites já não morrem longe de nós. Num abraço sentimo-nos em pleno verão. Finalmente protegidos na força do amor. A luz começa a embriagar-nos, bem mais do que as sombras do passado. Só os acasos ainda nos exaltam, mas livres do medo do que se aproxima. A água gelada que nos atravessa as veias começou a descongelar. Esquecer agora o que é projectar uma fuga de última hora. E nem vale a pena perder tempo a pensar no confronto dos nossos signos. Nada melhor do que nos perder-mos nos hemisférios das nossas vontades. Ir a Óbidos ou á Lua? Tudo é possivel. Fechamos os olhos para sonhar melhor. Brincas com os meus cabelos. Sei que existes e te partilhas comigo. Já dizia Pascal: "O amor não tem idade; está sempre a nascer " Cada vez acredito mais.

A Perigosa Normose

Imagem
Assaltou-me hoje uma dúvida em plena acção de formação. Ser normal pode não ser normal? Ser normal já não chega? Treinar um sorriso frente ao espelho para parecer simpática? Simular uma postura e um comportamento não natural e fingir que sou eu? Achar belo e equilibrado uma pele que não enruga? Ter centenas de amigos desconhecidos na internet? Ir aos restaurantes da moda porque todos vão? Angustiante não? Normose pode ser o nome da doença, com a qual me querem contaminar. Não mais que a angústia de ter que ser o que esperam de mim. Mas eu nunca me esqueço que as pessoas que marcam a diferença, não são aquelas que simulam comportamentos para se elevarem. São as que quebraram algumas regras, e na sua normalidade fizeram um caminho novo. Quem olha por si e para dentro das suas próprias entranhas é mais autêntico, mais normal e feliz. E aqui sim, marca a diferença e a originalidade. Dou aqui o exemplo, de que ninguém quer ser um canalizador brilhante, mas um doutorado mesmo que no desempre

Como Rentabilizar os Acasos

Imagem
Dei comigo a pensar em acasos e coincidencias. A questionar se devem ser presos quando os encontramos, ou se antes pelo contrário, não se avançar sequer para a sua denúncia. Encontrei uma resposta interessante de Friedrich von Novalis, que defende o seguinte: "Todos os acasos da nossa vida são materiais de que podemos fazer o que quisermos. Quem possui muito espírito faz muito da sua vida. Cada tomada de conhecimento, cada acontecimento seria para ele inteiramente espiritual - um primeiro membro de uma série infinita - o início de um romance infinito" Caso a pensar.