Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2010

PROCURO

Imagem
Sedativos naturais. Daqueles que se tomam em doses de cinco sentidos a qualquer hora do dia. Que me obriguem a sentar num sofá embrionário. Me atirem para um casulo cor de laranja. Não mais que óvulos de tranquilidade. Saltar num colchão com molas para o infinito. Sonhar até aterrar em lugar nenhum. E ser empurrada por um sopro qualquer que me faça levitar. E tal como Fernando Pessoa, procuro tudo isto num só momento difuso, profuso, completo e longínquo.

Para lá de Nós

Imagem

Camadas

Imagem
Que se acumulam e sobrepõem. Nem todos dominam a arte de as perfurar sem estragos. De escamar sentimentos como uma peixeira escama o peixe. Virgilio Ferreira disse um dia, que não é fácil fazer seja o que for. "Como água por borracha, as coisas passam por mim e deixam-me intacta.  O que fica é apenas um difuso sentir, com um grande encolher de ombros no meio e um manguito na consciência. "

Só as Historias de Amor Verdadeiro São Tristes

Problema do Dia

Imagem
Excesso de amor próprio ou defeito no amor ao outro. Sempre ouvi dizer que a maioria dos homens tem, como as plantas, propriedades ocultas, que o acaso põe a descoberto.

Falsas Alianças

Imagem
Os aneis nos falsos dedos. As tramas do eu nunca são livres. Talvez nos mantenhamos para sempre presos a véus subjectivos. Às mentiras pessoais. À super-valorização do abstracto, que se torna sedutor pelos paradoxos esquizofrênicos e paixões perversas. O velho porto-seguro de nos sentirmos personagens de tragédias. E a defesa, a esfregar a cegueira pelos nossos olhos adentro. O que se espera: sólidos problemas diluídos em solução aquosa. Diluídos na idéia de que os nossos desejos não passam de meias-verdades, caprichos de uma lacuna presunçosa.

Falsidade

Imagem
O sentimento de paz, para algumas pessoas, é não sentir intranquilidade. Para outras sentir-se bem é apenas não sentir-se mal. Nem coisas perfeitamente iguais nem perfeitamente opostas. Assim é a vida real num mundo ficticio. O bem não é a ausência do mal. Porque há formas de ausência do mal que contêm uma violência indescritível. Nestes casos, prefiro quem, assumidamente, seja mauzinho, à sonsice de muitos. Ainda me confronto com pessoas que me confundem, por me ser difícil levá-los a julgamento já que não é possível dizer que activamente pratiquem o mal. Mas o seu alheamento face ao conceito do outro é tal, que tão-pouco poderei classificá-los como pessoas de bem. O que torna esta falsidade tão universal, é que as nossas qualidades são incertas e confusas e a nossa visão também. Esse erro de cálculo traz consigo um número infinito de falsidades no gosto e no espírito. Rochefoucauld   já dizia: "Há falsidades disfarçadas que simulam tão bem a verdade, que seria um erro pensar que

Quebra Cabeças

Imagem
A falta de comunicação. A impossibilidade de comunicação. A necessidade de comunicação. O silêncio que não é mudez. A condição lancinante de um tema eterno. Tortura chinesa. O dia que passou lento. A vida a pingar através de um conta-gotas em terra cansada. Melhor é agarrar uma vassoura e uma pá-de-lixo, em vez de brincar ao quebra-cabeças.

Vendo Bem

Imagem
Que de perto ninguém é normal, isso já não é novidade. Como dizia o anúncio ser diferente é normal . Ainda bem que não tenho nada a oferecer a ninguém, a não ser a minha própria confusão.

Prefiro sangrar com cortes de amor que viver sem cicatrizes