Escalar a Montanha do Sonho


E Deus agarrou num punhado de terra, que ela tinha apanhado todos os dias, mandou-o para o ar e disse:

- Vá, agora escala esta montanha, vamos ver do que és capaz!
Ao olhar a montanha ela meditou:
Não pude escolher a montanha que queria subir.
Apareceu-me agora, de repente a meio do meu caminho plano.
Mas no alto, a montanha acena-me com uma vista de sonho imperdivel.
Daqui a montanha parece-me perto, mas sei que não é.
Parece fácil. Mas é puro engano meu.
E logo hoje, que trago o mapa no coração.
Tão dificil de ler pelos cansados olhos da razão.
As minhas pernas parecem-me fracas, mas vão desafiar os músculos a trilhar o caminho.
Quem sabe se amanhã não estou já em frente ao topo da montanha?
Sempre posso encontrar um rápido atalho.
Sei que o prazer da montanha não está apenas em estar lá no cimo, mas na forma como a vou subir.
Bem posso esquecer o provérbio grego de que a montanha vem até a mim.
Vou ter que subir pelas pedras polidas pela chuva que me desorientam os pés, que me fazem escorregar vez após vez, mesmo com a ajuda das cordas.
Há que contornar as armadilhas pelo meio da floresta.
Esquecer a visão da paisagem que vai mudar ao longo da subida.
Evitar as paragens prolongadas, posso-me distrair e perder a montanha de vista.
Mas talvez devesse parar, talvez conseguisse ver mais longe.
Na escalada não posso ser demasiado rápida, e se me canso de vez?
Posso-me perder.
Agora que estou tão perto, vejo que o percurso afinal é bem mais longo ainda.
E no topo está muito vento.
Não estou assustada.
É aqui, no topo da montanha ventosa, que vou deixar voar a poeira do coração.
Como diz o provérbio Chinês:
"Não importa o tamanho da montanha porque ela nunca pode tapar o sol".



Comentários

Para a escalada da montanha da vida, é preciso aprender a subir e descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha.
Unknown disse…
No topo da montanha revela-se a desilusão... é na subida que está o escondido o segredo da vida...

Mensagens populares deste blogue

Uma visita

É Carnaval O Amor Não Leva a Mal